sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Embainhemos as Nossas Espadas

Como Pedro fizera no passado, estamos sujeitos, por falta de vigilância, a brandir a espada contra a orelha de um Malco, para tentar conter ou enfrentar de alguma outra forma as injustiças que sofremos ou vemos nossos semelhantes sofrerem.
Há um mecanismo natural que funciona em nós, que desperta a ira contra a injustiça, todavia nos é ordenado pelo Senhor Jesus que embainhemos a nossa espada, enquanto cristãos, porque não nos é dado julgar e muito menos retaliar, injuriar quem nos injuria, ou nos vingarmos da injustiça sofrida.
Ainda assim, sabedores disto, é possível que sejamos apanhados de surpresa, especialmente por algum ardil do Inimigo de nossas almas contra nós, e no qual ele tenha a permissão de Deus para que sejamos tentados, e assim, colocados à prova, para reconhecermos e aprendermos pelo menos duas coisas:
1 – Qual é o verdadeiro grau de nossa paciência, longanimidade e misericórdia.
2 – Que dependemos inteiramente da bondade, graça e misericórdia de Jesus não somente para sermos livrados da tentação, ou então para receber o seu perdão caso venhamos a fracassar, por termos perdido a paciência, ainda que momentaneamente.     
Em todo o caso, quando fracassamos importa não nos justificarmos e jogarmos toda a carga de culpa em nossos ofensores, porque nos é ordenado caminhar a segunda milha e a oferecer a outra face, bem como a amar os nossos inimigos.
Este é o grande teste da nossa fé. A grande prova da nossa verdadeira obediência ao mandamento do Senhor. A nossa grande oportunidade, não para que nunca falhemos nisto, porque é certo que em algum momento poderemos ser apanhados de surpresa, mas para verificarmos o quão prontos estamos de fato a nos arrependermos, ainda que em meio da tempestade de ira, e a nos submetermos inteiramente à vontade do Senhor, por confessarmos o nosso pecado, por abandonarmos a ira, e por dilatarmos mais uma vez o nosso coração, por recorrermos inteiramente à graça e justiça de Deus para julgar a nossa causa.  

“Mateus 5:39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra;
Mateus 5:40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa.

Mateus 5:41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário